Maestro Ricardo Prado


REALIZAR É PRECISO

Paixão, graça, devoção, violência, humor – tudo que é humano está na ópera. A afirmação não é nova, mas a reafirmação é importante. A ópera trata a nossa humanidade de forma complexa – não tem intenção de ser superficial. O mesmo pode ser dito sobre o cinema e outras artes, é verdade. Mas há na ópera e no cinema uma afinidade: ocorre um encontro de todas as artes, não como reunião, mas como potência. E o encontro da ópera com o cinema, esta nova arte, o que pode criar? O Festival Ópera na Tela existe para apresentar, ao público de todo o Brasil, as melhores respostas a essa indagação.

Esta terceira edição impressiona por várias razões, mas me deterei em apenas duas delas.

A primeira é a qualidade de seus títulos. A Trinca Dourada de Verdi – La Traviata, Rigoletto e Otello – em produções impressionantes e a estreia de Wagner no Festival, com um Navio Fantasma aclamado em todo mundo. Veremos como se saiu Woody Allen em sua primeira direção de ópera e assistiremos a alguns criadores que, com certeza, já são definitivos: Philippe Stölz, Stefano Poda, Olivier Py, Katie Mitchell. O mesmo se pode afirmar sobre os regentes – como Noseda, Thielemann, Minkovsky, Jordan, Pekka-Salonen – e intérpretes: Kaufmann, Stroppa, Maestri, Irina Lungu, Peretyatko, Diego Flórez, Brimberg, Alvarez, Tézier. Neste elenco genial destaca-se a voz, a atuação e o exemplo de Plácido Domingo, presente em dois títulos.

A segunda razão é condição da primeira: a dedicação (numa palavra pouco dramática) de trazer qualidade, abrir o mundo e os caminhos dos melhores artistas numa hora em que o Brasil enfrenta desafios tão imensos e promissores.

Como sempre, o Festival tem orgulho de se dedicar à educação, em diversas ações destinadas a professores e alunos das nossas redes públicas e a jovens talentos líricos brasileiros.

Ópera na Tela está de volta como uma marca da urgência e beleza do verbo que imanta todas as artes nestes filmes: realizar.

Bom espetáculo!

 

RICARDO PRADO

Maestro e Conselheiro artístico