Palavras do Curador


 

O melhor pelos melhores

“A sua maneira, a música pode nos ajudar a enfrentar a crise moral que atravessamos. Pois, num mundo essencialmente laico, ela oferece uma forma viva de espiritualidade universal que se dirige à alma e à mente”.

Jordi Savall

Essas recentes afirmações de Jordi Savall, incansável defensor da música barroca, da paz e do diálogo entre as culturas, forjam a base de motivação dos profissionais de música, teatro e orquestra, assim como dos maestros, cantores e músicos, cada vez mais, reféns de graves condições de adversidade financeira, como é o caso no Brasil atual.

Também é isso que anima o Ópera na Tela e estamos particularmente orgulhosos que, após o sucesso da edição de 2015, o festival tenha ganhado a aposta e se tornado anual! Pois sabemos que só um trabalho de formiguinha, a longo prazo, nos permitirá ganhar, pacientemente, novos públicos e consolidar esse evento no calendário cultural brasileiro.

Mais uma vez, o Festival Ópera na Tela oferecerá ao púbico a oportunidade única de descobrir uma verdadeira temporada de óperas e uma viagem aos mais lindos palcos mundiais, de Paris a Milão, passando por Salzbourg, Viena, Barcelona, Turim, Baden Baden, Aix-en-Provence e Los Angeles. Um passeio guiado por um princípio essencial: oferecer o melhor pelos melhores. Nosso objetivo é que o público brasileiro possa renovar este prazer a cada ano, encontrando seus astros favoritos (Placido Domingo, Jonas Kaufmann, Irina Lungu, Olga Peretyatko, Atalla Ayan, Jose Cura, Ludovic Tézier…) e descobrindo aqueles que ainda serão eleitos. Desejamos também que visite os universos excêntricos de grandes diretores, alguns deles inesperados (Woody Allen, Rolando Villazon, Dmitri Tcherniakov, Olivier Py, Stefano Poda, La Fura dels Baus…).

Enfim, com projeções na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e em cinemas de todo Brasil, o festival cultiva a ambição de fazer parte de um clube que compartilha a paixão pela cultura lírica.

O Festival Ópera na Tela tem também como uma de suas principais preocupações a democratização desse clube. Com o apoio da Multirio, o programa educativo será reforçado sob a batuta do entusiasta Maestro Ricardo Prado, mestre na arte de difundir sua paixão pela música a todo público. Neste Festival haverá mais uma masterclass de canto lírico, promovida por Raphaël Sikorski, coach parisiense de astros da ópera, como Rolando Villazon. Vamos receber, sobretudo, Bruna que é uma jovem cantora de 13 anos, filha de pedreiro, originária de Marilia, no interior de São Paulo. Bruna, descoberta recentemente pela Globo, cultiva uma paixão e um talento precoce para o canto lírico desde os 5 anos de idade. Um exemplo de que a ópera não é reservada às elites!

Pela primeira vez, o festival receberá o apoio moral de um grande artista do canto lírico, o baixo-barítono napolitano Vito Priante, residente em Paris, que canta atualmente nas maiores casas de ópera do mundo. Priante aceitou fazer o papel de “padrinho” do festival e se apresentará para o público do Parque Lage.

O Festival Ópera na Tela não seria possível sem a confiança renovada de seus principais parceiros, e gostaríamos de agradecer fortemente a eles: o grupo ACCOR/SOFITEL, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura), a EDENRED/Ticket e o nosso novo parceiro de 2016, a EDF Norte Fluminense, através da Lei Rouanet (Ministério da Cultura), a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, o Circuito Cinespaço e Espaço Itaú de Cinema. Um agradecimento especial a Patrick Mendes, Gilles Coccioly, Yann des Longchamps e Adhemar de Oliveira.

CHRISTIAN BOUDIER

Diretor Festival