- A preparação dos cantores líricos para audições
Projeto Rio de Janeiro – Outubro 2016
A temática da preparação para audições é ideal para abordar o trabalho do cantor lírico a partir de diferentes ângulos:
- A escolha do repertório;
- A construção do repertório de um ponto de vista musical;
- A construção do repertório de um ponto de vista cênico;
- O aspecto psicológico do trabalho do cantor lírico.
O cronograma abaixo proposto tem uma configuração para 9 dias de aulas.
Esta configuração permite aos cantores uma abordagem de trabalho seguindo as grandes etapas da criação de uma audição:
- O repertório: escolha e construção
- A cena e o aspecto psicológico
A lotação da turma, idealmente, deve estar acessível de 8 até 10 cantores, no máximo, selecionados através de um registro em vídeo de boa qualidade.
Os cursos podem ser abertos a todos os cantores que desejarem assistir como ouvintes.
Os pontos cruciais para se apresentar a uma audição
- Um instrumento saudável
- Uma boa técnica vocal
- Um repertório apropriado ao instrumento e ao físico
- Um repertório tecnicamente e musicalmente no lugar
- Uma apresentação cênica perfeita
- Um Curriculum Vitae bem construído
Construção da masterclass
Dia 1
Avaliação inicial dos candidatos
Audição fictícia acompanhada de piano e com júri.
- Trata-se de colocar os cantores que tenham sido selecionados previamente em situação de audição. Esta escolha não é questionada na audição, que é uma sessão de trabalho.
- 15 minutos de audição por participante
- 1 lista de 5 árias
- 1a ária de livre escolha e duas árias escolhidas pelo júri na lista.
(Utilização de vídeo como forma de feedback – esse vídeo será utilizado no momento da análise)
Será um prazer propor aos Srs. João Guilherme Ripper, André Cardoso e Eduardo Alvarez para que participem no júri da audição e de intervir na palestra.
- Palestra: A preparação para audições
- Como se apresentar a uma audição?
- Qual repertório?
- Por que fazer uma audição?
- Como um agente artístico avalia um artista lírico durante uma audição?
- Como ele decide cuidar de um artista lírico?
- Quais serão os meios utilizados para fazê-lo trabalhar?
- Como funciona o mercado do canto lírico?
Esta palestra pode ser aberta a todos que desejarem assistir.
Dia 2
- O funcionamento do instrumento vocal e a sua manutenção
- Os fundamentos da técnica vocal (Palestra aberta ao público)
- Análise da audição da véspera e propostas de métodos de trabalho
- Análise da audição de cada participante.
- O repertório proposto era adequado? Ele é coerente?
- A apresentação corresponde ao que o meio professional espera de um cantor lírico?
- O Curriculum Vitae está adequado?
- As fotos propostas são representativas do artista?
- Trabalho individual no CV, carta de motivação.
- Construção de uma estratégia de audição com cada um dos participantes: com qual repertório? Porque? Em qual momento?
(Utilização de registro videográfico da audição a fim de permitir uma análise com cada candidato).
Dias 3, 4, 5
- Trabalho sobre o repertório com o professor de técnica vocal e o diretor vocal (esse trabalho continuará nos próximos dias também)
- A escolha do repertório
- Será realizada com os participantes ao longo da primeira semana de trabalho para que se dediquem ao longo da segunda semana.
- Será definido após ter sido esclarecida a tessitura e os meios atuais do cantor nas sessões de técnica vocal.
- É sempre mais sensato cantar uma ária mais simples do que reforçar seus defeitos em um ária mais difícil.
- Escolher cantar as árias que destacam as qualidades do cantor e não seus defeitos.
- Se o jovem cantor ainda tem dificuldade em uma ária (agudo, grave, suspenção da respiração ), então não deve cantá-la em audição.
- Será adaptado a tessitura, à personalidade e ao físico.
- O cantor deve ser capaz de cantar suas árias de audição em situação de grande estresse.
- Deve ser capaz de cantar o papel correspondente à aria que apresentou, agora ou no futuro próximo.
- O cantor deve dominar corretamente a pronunciação da ária apresentada e ter conhecimento da língua, permitindo-lhe uma boa compreensão do papel e de seus desafios.
- Uma melhor compreensão das expectativas dos jurados
- Uma melhor compreensão da audição a qual o artista é convidado (Exemplo: Se tratando de uma audição para um papel de uma ópera de Mozart, propor uma ária do papel e não uma ária extraída de uma ópera de Puccini).
- A escolha do repertório deve ser coerente e corresponder à categoria vocal. As pessoas que fazem uma audição precisam ser O artista deve mostrá-las que é um profissional e que sabe seu lugar.
- Para uma audição geral o artista deve propor uma variedade de línguas, de estilos, de tempo.
- Uma seleção de 3 a 5 árias de audição representativas do artista deve ser suficiente. Não 15 árias pela metade.
- Trabalho com o diretor de canto
Em paralelo aos cursos de repertório, os cantores continuam seus trabalhos com o diretor de canto.
- Masterclass pública de interpretação
Dias 6, 7 e 8
- Trabalho cênico e abordagem psicológica da audição
- Trabalho corporal aproximado ao trabalho do ator.
- Trabalho sobre o texto e o significado.
- Aplicação especial do repertório trabalhado ao longo das semanas anteriores.
- Apresentação pessoal.
- Abordagem psicológica da audição (treinamento psicológico).
- Gestão do estresse, gestão do medo de falar em publico.
- Concerto público no último dia do curso
Ficha Técnica
- Um pianista que acompanhará meu curso durante todo o período
- Uma sala suficientemente grande para acolher o publico quando houver palestras e masterclasses abertas ao público. Equipada com um piano ( piano de cauda, meia cauda ou ¼ de cauda)
- Um vídeo projetor para as palestras e revisão da audição fictícia.
- Possibilidade de gravação de áudio e vídeo da apresentação pública de final de curso para que os cantores tenham material para enviar aos agentes e diretores de casting.