Ação Educativa


O Festival Ópera na Tela tem por vocação a excelência. E cumpre seu papel fundamental ao oferecer o que há de mais sofisticado em cultura lírica ao público brasileiro. Mas não se trata apenas de ofertar, mas também de cativar e incentivar a formação de novas plateias para essa linguagem tão rica.

A ação educativa do Ópera na Tela, sob a supervisão do Maestro Ricardo Prado, reservou, aos alunos e professores das escolas da rede pública, ONGs e projetos sociais, um programa mais que especial.

Cinco sessões, no Cinema Odeon, receberão turmas inteiras para assistir a comédia Gianni Schicchi, de Puccini, em uma fantástica montagem produzida e dirigida por Woody Allen para a Ópera de Los Angeles. Ao final das sessões, cada aluno receberá um Caderno Educativo mostrando o mundo da ópera e seus principais aspectos. Antes das sessões, alunos e professores poderão, ainda, realizar uma instigante visita guiada ao principal espaço artístico da cidade, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em cooperação com o Festival.

 

Vizualize o CADERNO EDUCATIVO aqui

Versão para DOWNLOAD aqui

 

Assista a série MÃOS À ÓPERA (clique na imagem abaixo)

Assista aos episódios da série Mãos à Ópera, realizado em parceria com a MultiRio

A série Mãos à Ópera, desenvolvida em parceria com a Multirio (Empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Secretaria Municipal de Educação) será, nesta edição, disponibilizada em DVD e distribuída aos professores. Os episódios da série que mostram o processo de criação e realização da ópera serão tema do Encontro para Professores, cujo objetivo é proporcionar aos educadores um encontro com a Ópera, além de apresentar propostas de atividades e suas utilizações em sala de aula.

No Caderno de Atividades, que acompanha o DVD, os professores irão encontrar propostas de atividades que exploram as múltiplas potencialidades da Ópera como arte dramática e didática.

Mais do que formar ou informar, estas ações e materiais foram pensados para proporcionar a estes jovens um repertório amplo e repleto de oportunidades de identificação. Costuma-se dizer que nada do que é humano é estranho à ópera. Para uma formação sempre mais tolerante, por uma educação urgentemente mais humanizadora, as artes precisam estar nas escolas. Por excelência, a ópera não pode faltar!

 

* Sobre a Multirio

Educação, Cultura e Cidadania

Desde 1993, a MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, dirige suas produções audiovisuais, de web e impressas principalmente aos professores e alunos da Rede Municipal.

Hoje, a Empresa soma um acervo de mais de seis mil produtos, entre programas para TV aberta (BandRio), a cabo (canal MultiRio, 26 da NET), Web TV e Web Rádio, além de livros, jornais, revistas e artigos publicados no Portal. A MultiRio oferece, ainda, cursos on-line para professores e alunos, games educativos e sites específicos de História do Brasil e História da Cidade do Rio de Janeiro.