Palavras do Curador


 

 

Ópera é de todos

 

Conseguir oferecer novamente o “Festival Ópera na tela” para o público brasileiro é uma felicidade muito especial. Após sua primeira edição em 2009, convencer parceiros a viabilizar o evento mais uma vez foi tarefa mais árdua que a procura do anel de ouro na Tetralogia de Wagner! A resposta era sempre a mesma: “A ópera é elitista”.

Porém, nunca desistimos, porque não concordamos. A ópera em si não é elitista, o acesso a ela, por questões geográficas, financeiras e também preconceituosas, é que a torna exclusiva a certas plateias. Mas queremos lembrar que o gênero, na sua concepção inicial, dirigia-se a uma ampla audiência como espetáculo visual e lúdico. A ópera é uma arte total: música, canto, dança e teatro. Até poderia, uma vez que estamos no Brasil, ser relacionada ao carnaval, pela sua grandiosidade de cenários, ou com as telenovelas, pelas suas histórias trágicas de amor.

O “Ópera na tela” pretende tornar este acesso possível e dialogar com todos os públicos: os entusiastas, que vão adorar a programação espetacular do festival e as condições perfeitas de projeção, e os numerosos curiosos que nunca tiveram uma oportunidade tão boa de mergulhar neste universo artístico mágico.

Para essas novas plateias, o festival garante preços mais acessíveis, tanto na Escola de Artes Visuais do Parque Lage como em cinemas de todo Brasil. A reação dos cinemas a essa proposta provou ser extraordinária e, no momento de fechar esse catálogo, já tínhamos conseguido programar o festival em mais de 20 cidades, 30 cinemas em todo país, durante a temporada 2015-2016.

O ambicioso programa educativo do festival, elaborado sob a batuta do entusiasta Maestro Ricardo Prado, com apoio do SESC Nacional e da MultiRio, contribuirá também a essa abertura e formação de novas plateias.

Todos entenderão, portanto, a importância de agradecermos aos que possibilitaram a realização da segunda edição do “Festival Ópera na tela”: o grupo ACCOR/SOFITEL, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro (Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura), a EDENRED/Ticket e a Voltalia através da Lei Rouanet (Ministério da Cultura). Um agradecimento especial a Patrick Mendes, Gilles Coccioly e Robert Klein, e a equipe maravilhosa da Bonfilm.

Desejamos a todos belas emoções líricas!

 

CHRISTIAN BOUDIER

Diretor Festival