Maestro Ricardo Prado


 

 

AMPLIAR REPERTÓRIOS

Aguardado com ansiedade pelo público, esta é a segunda edição do Festival Ópera da Tela – o que comprova o acerto da iniciativa. Neste período, a programação internacional das melhores casas consolidou-se nos cinemas brasileiros, atendendo aos amantes de ópera, mas, principalmente, atraindo e formando novas e maiores plateias. As grandes artes são imortais – mas não são inatas. Elas precisam, como todo o conhecimento que importa à humanidade, serem transmitidas. Para isso, é importante atualizar sempre as suas formas de difusão. O que vale para a ópera, serve para a matemática, para o idioma e para os valores da humanidade.

Nesse esforço, é uma oportunidade histórica termos acesso a tantas tecnologias de distribuição. Bizet, por exemplo, assistiu à sua Os Pescadores de Pérolas uma única vez, depois da temporada de estreia, ela não foi mais apresentada até a sua morte. Hoje, numa pesquisa no YouTube, em uma fração de segundo, aparecerão 77.900 resultados deste título. Mas não se trata apenas de mecanismos de transmissão, é imprescindível uma linguagem, uma narrativa, uma técnica. Para isso, ainda não temos nada que se iguale ao cinema.

As obras, elencos e diretores aqui apresentados estão entre os melhores do mundo – um privilégio para o público. Montagens atualíssimas, novas casas de ópera e, para grande alegria, um título produzido no Brasil: Os Pescadores de Pérolas, realizado pelo Theatro da Paz, Festival de Ópera de Belém, sob a direção de Fernando Meirelles.

Talvez ainda mais importante seja a experiência educacional do Festival. Educar é, em grande medida, ampliar repertórios. Quem não conhece, não escolhe. Quem não escolhe, obedece. Precisamos compreender que não se trata de ser popular ou erudito, nacional ou estrangeiro, tradição ou invenção – trata-se de promover uma cultura dos repertórios e, portanto, de escolhas.

O Festival Ópera na Tela é uma oportunidade incomparável para a conquista de repertórios da ópera através de algumas de suas mais belas e recentes interpretações para o cinema. Crianças, jovens e o público em geral vão experimentar uma revelação, mais do que inédita, inesquecível.

RICARDO PRADO

Maestro e Conselheiro artístico