Ação Educativa


 

 

O Festival Ópera na Tela busca, em sua vocação cultural, ampliar sua atuação e trabalhar em diferentes frentes. Assim, promove um evento de prestígio, com o que há de mais sofisticado em cultura lírica, em atenção a uma demanda crescente do público brasileiro. E, ao mesmo tempo, incentiva a democratização dessa linguagem tão especial de encenação e música por meio de ferramentas digitais de projeção.

A ação educativa promovida graças às parcerias fundamentais da Rede Sesc Nacional e da MultiRio* permite, por um lado, ampliar exibições dos títulos de ópera para 130 unidades nacionais da Rede Sesc, ancorada por material educativo especialmente elaborado pelo Maestro Ricardo Prado com supervisão pedagógica da equipe MultiRio. Por outro lado, uma microssérie de seis episódios com conteúdo operístico, realizada pela equipe MultiRio em parceria com o Festival Ópera na Tela, para ser disponibilizada para toda rede municipal de 4.000 unidades escolares da cidade do Rio de Janeiro, com capacitação para educadores trabalharem os materiais e temas de forma transdisciplinar em sala de aula. O conteúdo dessa parceria será disponibilizado nos canais de televisão aberta e fechada, Web Tv e canais do festival.

Dessa forma, O Festival Ópera na Tela acredita contribuir de maneira significativa para a ampliação de repertórios culturais de crianças e jovens brasileiros.

 

Vizualize o CADERNO EDUCATIVO aqui

Versão para DOWNLOAD aqui

 

Assista a série MÃOS À ÓPERA (clique na imagem abaixo)

 

Assista aos episódios da série Mãos à Ópera, realizado em parceria com a MultiRio

 

* Sobre a Multirio

Educação, Cultura e Cidadania

Desde 1993, a MultiRio – Empresa Municipal de Multimeios, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, dirige suas produções audiovisuais, de web e impressas principalmente aos professores e alunos da Rede Municipal.

Hoje, a Empresa soma um acervo de mais de seis mil produtos, entre programas para TV aberta (BandRio), a cabo (canal MultiRio, 26 da NET), Web TV e Web Rádio, além de livros, jornais, revistas e artigos publicados no Portal. A MultiRio oferece, ainda, cursos on-line para professores e alunos, games educativos e sites específicos de História do Brasil e História da Cidade do Rio de Janeiro.